sábado, 31 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: Liminar altera critério de participação no Mais Médicos

Diego Abreu
Júlia Chaib


Decisão tomada ontem(30) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) altera um dos critérios do Programa Mais Médicos e libera a participação de pessoas residentes no país diplomadas em nações onde a proporção desses profissionais por mil habitantes é inferior a do Brasil. O edital de convocação estabelece que o participante deve “ser habilitado para o exercício da medicina em país que apresente relação estatística médico/habitante igual ou superior a 1,8/1.000”. A limitação excluía profissionais formados na Bolívia, Paraguai e Colômbia, por exemplo. Um dos motivos para a decisão, segundo o desembargador, Antônio de Souza Prudente, é o alto número de mandados de segurança ajuizados por candidatos formados nesses países requerendo a inscrição. À decisão cabe recurso.

O REVALIDA é fora da realidade.

O Revalida em 2013 teve 1772 inscritos, o exame foi criado para revalidar o diploma de médicos formados em faculdades estrangeiras. 

O Revalida é alvo de uma série de polêmicas. A mais antiga delas é a de ser um exame fora da realidade, de muito difícil aprovação, voltado para manter a reserva de mercado para médicos formados no Brasil. Coincidência ou não, a média de aprovação em 2012 foi de 10%. 

O exame é considerado pelos candidatos como fora da realidade médica, o exame consta (1 etapa) de uma prova discursiva no período da manhã e outra objetiva no período da tarde, "seria como se um médico fosse obrigado a atender mais de 110 pacientes em cinco horas" diz uma das candidatas desse ano (2013) referindo-se ao número de questões da prova que consta de 110 questões somente no período da tarde, " além de atender 110 pacientes em cinco horas ainda existe pacientes específicos de algumas especialidades médicas (para  médicos especialistas) onde ainda se perde mais tempo para responder outras questões" diz outro candidato. Em outro depoimento a candidata desabafa “É muito cansativo e frustrante. Sofremos preconceitos lá por sermos brasileiros, e aqui por termos estudado fora. Já decidi que se não der certo desta vez, eu e meu marido vamos para a Espanha, onde colegas meus estão trabalhando sem qualquer problema”, revela.

MAIS MÉDICOS: Municípios não podem substituir profissionais já contratados por participantes do Mais Médicos.

O Ministério da Saúde esclarece que os municípios que se inscreveram no Programa Mais Médicos são proibidos, por força do termo de adesão e compromisso e da portaria interministerial, de demitir profissionais já contratados para substituí-los por participantes do programa. Os municípios que descumprirem esta regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades, e serão submetidos a auditoria do Ministério da Saúde.


Para assegurar o cumprimento desta regra, o Ministério da Saúde estabeleceu um conjunto de filtros preventivos:

REVALIDA: Prova Vermelha com o Gabarito preliminar 2013



Acre vai cadastrar médicos brasileiros formados no exterior

Suely Melo (Foto: Yuri Marcel/G1)

Objetivo é identificar profissionais que queiram atuar no estado.
Cadastro ocorre entre os dias 2 e 5 de setembro em Rio Branco.

Os médicos brasileiros formados em universidades estrangeiras que possuem interesse em trabalhar no Acre serão cadastrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

O trabalho deverá ser feito entre os dias 2 e 5 de setembro na Biblioteca Pública, no centro de Rio Branco.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Falha do INEP no REVALIDA prejudica médicos com diplomas estrangeiros.

   


CONFORME o edital do REVALIDA SOBRE OS RECURSOS: 

10. DOS RECURSOS
10.1 Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva e os padrões de resposta da prova discursiva serão divulgados na Internet, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao, a partir das 19 horas (horário oficial de Brasília/DF), em 26 de agosto de 2013 "o que não ocorreu sendo divulgado apenas no dia 27 de agosto diminuindo assim em 1 dia o prazo para recursos dos candidatos".

O INEP informa que com relação ao horário da divulgação dos gabaritos, informamos que tivemos um problema técnico que nos impediu a publicação na segunda-feira. O horário de abertura para a interposição de recurso, no entanto, foi mantida de acordo com a previsão do edital normativo (às 09:00 de terça-feira).

OS CANDIDATOS FORAM PREJUDICADOS NO PRAZO PARA ANULAÇÕES DE QUESTÕES MAL ELABORADAS EM 1 DIA.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Médicos cubanos são hostilizados por médicos e estudantes de medicina em Fortaleza

Todos temos o direito de concordar ou não concordar com o programa "mais médicos" do governo federal, agora desrespeitar um profissional da mesma profissão que foi convidado pelo governo para vim trabalhar e recebê-los de forma desrespeitosa, TENHO 11 ANOS DE MEDICINA E NUNCA SENTI TANTA VERGONHA DE SER MÉDICO BRASILEIRO, SERÁ QUE ESTÃO ENSINANDO ISSO PARA NOSSOS JOVENS NAS UNIVERSIDADES DE MEDICINA? ESPERO QUE NÃO! 
Veja o vídeo.






REVALIDA: Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e do padrão de resposta da prova discursiva do dia 25/08/2013

CLIQUE NO LINK: http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Provas para médicos formados no exterior acontecem domingo, o pré-teste do Revalida, que seria aplicado a estudantes brasileiros do sexto ano de medicina, no mesmo dia, será adiado.

Novas datas de prova do Exame Nacional Revalida 2011

As provas escritas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) para aqueles que obtiveram diploma no exterior acontecem neste domingo, 25 de agosto. A prova objetiva será realizada entre 8 e 13 horas, horário de Brasília. As questões discursivas acontecem no mesmo dia, entre 15 e 18 horas.

O exame será aplicado em dez capitais para os 1.772 candidatos que tiveram as inscrições pagas e homologadas: Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. 

Pré-teste – O pré-teste do Revalida, que seria aplicado a estudantes brasileiros do sexto ano de medicina, no mesmo dia, será adiado. A nova data para a realização do estudo será definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Governo brasileiro descarta mais de mil médicos brasileiros com diplomas estrangeiros para a contratação de 4 mil cubanos.



MAIS MÉDICOS: Infelizmente o programa deixou de nos responder por e-mail e no telefone que disponibilizaram não sabem responder nada de nossas dúvidas. 

O blog manifesta preocupação com o programa, estão barrando os médicos brasileiros com diplomas estrangeiros e anunciando a contratação de 4 mil médicos cubanos direto no ministério da saúde de Cuba, ou seja, nem os brasileiros que cursaram medicina em Cuba estão sendo chamados para o programa, além de brasileiros com diplomas médicos estrangeiros estão descartando médicos estrangeiros de outros países como por exemplo médicos da Argentina. 

Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos ainda em 2013

O Brasil vai receber até 4.000 médicos cubanos até o final de 2013, 400 deles imediatamente, dentro do programa federal Mais Médicos.


Segundo informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), eles não poderão escolher as cidades em que vão atuar: os primeiros 400 serão direcionados para 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum profissional na primeira etapa do programa, 84% deles no Norte e no Nordeste do país.
Os que vierem nos próximos meses serão sempre distribuídos em cidades onde há sobra de vagas. A prioridade no programa continuará sendo dada a médicos brasileiros; em seguida aos formados no exterior e, por fim, aos cubanos.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

REVALIDA: ATENÇÃO CANDIDATOS! Relação dos locais de prova da 1ª etapa

Relação dos locais de prova da 1ª etapa

Atenção candidatos!

Consultem o seu local de prova acessando Acompanhe sua Inscrição e após realizar o login, na coluna de ações da sua inscrição clique em um ícone igual a este .


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ministério divulga lista de profissionais estrangeiros com cadastros inválidos

Médicos ainda estão em fase final de validação de documentos nas embaixadas e consulados em seus países de origem



O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, portaria com a lista de 63 profissionais formados no exterior suspensos do Programa Mais Médicos após análise de documentos. Esses profissionais aguardavam a validação de seu cadastro pelas embaixadas e consulados do Brasil para o deslocamento e atuação no programa e foram desclassificados. Desses, 57 entregaram comprovantes de atuação profissional em países não elegíveis no programa e seis apresentaram registro profissional inconsistente.

Dispõe sobre o diagnóstico de anencefalia para a antecipação terapêutica do parto e dá outras providências.


A pergunta da prova de revalidação na UFMT sobre anencefalia refere-se a essa lei! 




RESOLUÇÃO CFM Nº 1.989/2012
(Publicada no D.O.U. de 14 de maio de 2012, Seção I, p. 308 e 309) 
Dispõe sobre o diagnóstico de anencefalia para a antecipação terapêutica do parto e dá outras providências.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Ceará à procura de mais médicos

Visita a dez postos de saúde do Interior constatou que apesar de ainda deficiente a estrutura da saúde teve melhora, mas o avanço não foi acompanhado pela oferta de médicos.

O posto de saúde Cláudio Camelo Timbó, em Hidrolândia, apresenta boa estrutura, com vários equipamentos e remédios. Atendimento, entretanto, fica comprometido diante da falta de médicos

Recém-inaugurados e bem equipados, três postos de saúde de Hidrolândia – a 252,2km de Fortaleza – não estão atendendo a população do Município. As unidades possuem sala de coleta de sangue, depósito refrigerado de injeções, ambulância, consultórios bem equipados, leitos de observação, macas e equipe completa com enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. Apesar de “prontos”, os postos esbarram em problema antigo e ainda crônico no interior do Ceará: faltam médicos para atender a população.

Mais Médicos reabre inscrições para segunda chamada do programa

Profissionais podem concluir inscrição incompleta ou fazer nova inscrição.
Segunda chamada vale apenas para médicos com registro no Brasil.



Reabrem, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o programa Mais Médicos. Esta segunda chamada é destinada para novas inscrições ou para profissionais que já iniciaram o processo de inscrição, mas não haviam concluído.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: NOVE MÉDICOS FORMADOS NA BOLÍVIA, PARAGUAI E PERU, FORAM INCLUÍDOS NO PROGRAMA POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL

Mais nove médicos foram incluídos no programa Mais Médicos do Governo Federal.



Saiu mais uma LIMINAR determinando ao Ministério da Saúde que inclua mais 9 médicos no programa “MAIS MÉDICOS”, não importando os países onde se graduaram.  

A Nobre Juíza Dra Gilda C. Seixas, da 16ª Vara/SJDF, acatou o pedido feito pelos impetrantes.

Em um trecho da decisão mandamental a Renomada Magistrada aduziu o seguinte:
“Decido.
...

BOA SORTE A TODOS QUE IRÃO REALIZAR A PROVA DE REVALIDAÇÃO NA UFMT


Formado na Argentina, casal de brasileiros entra no Mais Médicos

Casal de médicos Tanira Remus Zamin,29 e Leonardo Demambre Diniz Abreu,31
Casal de médicos Tanira Remus Zamin,29 e Leonardo Demambre Diniz Abreu,31

Ele saiu de Pirituba (zona norte da cidade de São Paulo) e ela de Santa Rosa (RS) para realizar um sonho em comum: estudar medicina.

De famílias simples, Leonardo Fabrício Diniz Abreu, 32, e Tanira Remus Zamim, 28, não conseguiriam arcar com as despesas de uma faculdade particular no Brasil.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

'Faltam médicos até para os primeiros atendimentos clínicos no interior' diz gestor do Hospital de Câncer de Barretos.


CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA 

Entrevista com Henrique Prata, gestor do Hospital de Câncer de Barretos. Ele defende a medida anunciada pela presidente Dilma de trazer médicos estrangeiros para o país.

"Em minha responsabilidade estão 5 mil atendimentos médicos por dia e faltam médicos de todas as especialidades inclusive clínicos gerais, não encontramos médicos para postos de saúde, primeiros atendimentos e até para primeiro socorros. Eu pago 18 mil para médicos iniciantes e não consigo achar médicos. E a população como fica? Não entendo esse corporativismo dessa classe, falta sim profissional. Só atende os que pagam e o SUS como que fica? Falam de estrutura para desviar o assunto mas o problema é que falta médico. Falam de salários de 7 e 8 mil que prefeituras oferecem mas esquecem que a maioria trabalham em 2 lugares e ganham 15 mil para médicos recém formados que acabaram de sair da faculdade, ou seja 15 ou 18 mil é pouco para começar? Médicos que tem clínicas particulares ganham mais de 35 mil e ainda reclamam. Estamos vivendo o caos na medicina para atender a população. Uma classe que inibiu a abertura de faculdades medicas no país ainda quer falar o que? quer defender quem? Isso não é verdade faltam médicos em todos os estados. Se não tiver pulso para manter o projeto agora daqui a 2 anos não terá médicos nem para atender os pacientes que tem dinheiro para pagar. Falo isso em defesa da população carente".


FONTE: RADIO CBN NOTÍCIAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

REVALIDAÇÃO: LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA UFMT


   

14/08/2013 - Lista com os Locais da Prova Escrita de Revalidação de Diploma de Médico 2013 (estabelecimento/sala)  - Clique Aqui 

14/08/2013 - Mapa Online dos Locais de Prova 2013- Clique Aqui  

14/08/2013 - Edital Complementar N° 001/FM/2013 ao Edital N° 001/FM/2013 - Clique Aqui 



FONTE: UFMT

MAIS MÉDICOS: País de atuação de médicos estrangeiros ou brasileiros

Mais Médicos: 1.618 profissionais confirmam participação na primeira seleção do programa


O primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos foi encerrado na última terça-feira (13) com a confirmação da participação de 1.618 profissionais, que atuarão em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Este grupo, que contempla 1.096 médicos que já atuam no Brasil (938 profissionais com diplomas do Brasil que já haviam homologado sua participação e 158 que confirmaram sua atuação até segunda-feira), 358 estrangeiros e 164 brasileiros graduados no exterior, atenderá cerca de 6,5 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a apresentação da coletiva de imprensa

“Ao fecharmos esta etapa, chama a atenção o aumento do número de municípios contemplados, sobretudo o deslocamento para o interior e região de fronteira, que passarão a ser ocupadas com a entrada dos médicos estrangeiros”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o Ministério da Saúde continuará estimulando a ida de médicos brasileiros para regiões carentes.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais Médicos adia prazo para formado no exterior escolher cidade. Prazo, que terminava na segunda, vai até 23h59 desta terça-feira.

Medida afeta apenas formados no exterior ainda sem município definido.
Prazo, que terminava na segunda, vai até 23h59 desta terça-feira.



O Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo para homologação no programa Mais Médicos para profissionais com registro no exterior, sejam brasileiros ou estrangeiros, que não tenham conseguido vaga nas seis opções de município que escolheram quando fizeram sua inscrição.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: Datafolha aponta que 54% apoiam vinda de médicos estrangeiros

Em junho, índice era de 47%, informa a 'Folha de S.Paulo'.

Desaprovação da contratação de estrangeiros caiu de 48% para 40%.


Levantamento feito pelo Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país aponta que 54% são favoráveis à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme previsto no programa  Mais Médicos, do governo federal.

Em junho, levantamento similar indicava que a aprovação era de 47%. Naquele mês, 48% das pessoas consultadas se disseram contrárias à vinda dos estrangeiros. Esse porcentual caiu para 40% na enquete mais recente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Termina hoje prazo para confirmar inscrição no Programa Mais Médicos


Brasília - Os profissionais brasileiros e estrangeiros que se inscreveram no Mais Médicos tem até hoje (12) para confirmar, pela internet, a participação no programa. A lista final de participantes do primeiro mês de seleção será divulgada pelo Ministério da Saúde amanhã (13). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

Segundo balanço apresentado no sábado (10), pela pasta, um total de 715 médicos formados no exterior indicaram municípios para participar do programa. Desses, 194 são brasileiros que se formaram fora do país e 521 são estrangeiros. Mais 367 brasileiros indicaram novamente as opções de municípios em que desejam atuar, em uma segunda oportunidade dada a esse grupo com prioridade nas vagas.

sábado, 10 de agosto de 2013

Governo seleciona 715 médicos formados fora do Brasil para o SUS

Dos 715, 194 são brasileiros formados fora e 521 de outras nacionalidades.
Maioria dos selecionados é de Espanha, Argentina e Portugal.




O Ministério da Saúde informou que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades - veja a lista divulgada no site do ministério e onde cada um trabalhará.

Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.

Governo seleciona 700 médicos estrangeiros para atuar no SUS


Balanço do Ministério da Saúde deve ser divulgado neste sábado.
Maioria dos selecionados é da Espanha, Argentina e Portugal.

O Ministério da Saúde informou que cerca de 700 médicos estrangeiros foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.
Um balanço mais detalhado será divulgado ainda neste sábado (10).
A medida é polêmica e gerou contestações por parte de entidades médicas, inclusive na Justiça, que negou alguns pedidos para suspender o programa. A medida provisória que criou o Mais Médicos está em debate no Congresso Nacional.

A HISTÓRIA SE REPETE SÓ QUE AGORA SEM O PODER O EX MINISTRO DA SAÚDE APROVEITA PARA MUDAR O DISCURSO.

NÃO GOSTO DE POSTAR SOBRE POLÍTICA, COMO EU DISSE ANTES NÃO DEFENDO NENHUM POLÍTICO E NEM PARTIDO MAS ESSA REPORTAGEM É INTERESSANTE PARA SABER COMO A CABEÇA DE POLÍTICOS MUDAM DE ACORDO COM A PRIORIDADE DELES MESMOS!



SEM O PODER: 2013
Para Serra, programa que atrai médico estrangeiro é 'tiro no pé'
Ex-ministro da Saúde foi ao Senado 'discutir país' com parlamentares.
MP permite vinda de profissionais estrangeiros sem validação do diploma.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

REVALIDA 2013: RELAÇÃO DOS CANDIDATOS QUE TIVERAM SUA INSCRIÇÃO HOMOLOGADA


INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – Inep

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS QUE TIVERAM SUA INSCRIÇÃO HOMOLOGADA POR CPF

EXAME NACIONAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras



>>>>>>>>>CLIQUE AQUI PARA VER A RELAÇÃO<<<<<<<<

MAIS MÉDICOS: CONSELHO FEDERAL MEDICINA QUER QUE A POPULAÇÃO ENTENDA QUE A PRESENÇA DE "MAIS" MÉDICOS É NEGATIVA.

MAIS MÉDICOS, CFM quer que médicos aproveitem consultas para apelar para a população tentando convencê-la de que a ação é negativa.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA QUER MOSTRAR QUE A CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS NÃO É BOM PARA A POPULAÇÃO.


CFM: médicos devem mostrar Mais Médicos como engodo durante consultas, CFM quer que médicos aproveitem consultas para mostrar à população que programa do governo é "um engodo"

Contrário à Medida Provisória que institui o programa Mais Médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vai iniciar um empreitada contra a medida, apelando para a população, tentando convencê-la de que a ação é negativa. “Vamos lutar, inclusive esclarecendo a população que se trata de uma farsa, que ela é apenas um engodo porque não faltam médicos no Brasil”, afirmou o presidente do conselho, Roberto D’Ávila.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Orientações para a prova escrita de revalidação de diplomas médicos na UFMT


1. A Prova Escrita será realizada somente na cidade de Cuiabá - Mato Grosso, no dia 18 de agosto de 2013 (domingo), das 08h00 min as 13h00 min (Horário de Mato Grosso).
Local: Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Correa da Costa, Nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT.
O estabelecimento/sala onde o candidato realizará a prova será divulgado a partir de 14 de agosto de 2013. 

REVALIDA, Incentivo para estudantes realizarem pré-teste do exame aplicado a médicos do exterior custará R$ 1,5 milhão.

Segundo MEC, medida visa o "não" boicote à prova.


O governo federal vai pagar R$ 400 para os estudantes de Medicina que participarem do pré-teste do Exame Nacional de Revalidação de Diploma Médico (Revalida) , prova para reconhecer diplomas de formados em outros países que querem atuar no Brasil. O pré-teste será aplicado a alunos de último ano como forma de calibrar a prova. Os incentivos devem custar cerca de R$ 1,5 milhão.

Os pagamentos estão sendo informados em comunicados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) encaminhados aos coordenadores de cursos das instituições escolhidas para o Revalida. Ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Inep é responsável pela aplicação do exame. As provas serão realizadas no dia 25 de agosto.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

MAIS MÉDICOS: Maioria dos brasileiros vai para as capitais e regiões metropolitanas, confira a lista dos municípios.


Um total de 938 médicos confirmaram participação no programa, atendendo 404 cidades. Prazo para seleção de municípios e homologação será estendido até quinta-feira (8)





O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (6), a lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. A maioria deles (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em quinze dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”, destacou.

REVALIDA 2013

INFORMAÇÃO

Inep registra 1.851 inscritos para a prova deste ano.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 1.851 inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. Esse número representa um salto de 109% em relação ao número de participantes da edição do ano anterior, quando 884 pessoas fizeram o exame.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ao Supremo, governo diz que criação do Mais Médicos é 'inadiável'

Resposta da AGU foi enviada para defesa em ação contra o programa. Há duas semanas, tribunal pediu esclarecimentos ao Executivo.

Info Mais Médicos V3 31.7 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia Geral da União (AGU) afirmou que a medida provisória que criou o programa Mais Médicos, do governo federal, é "necessária, relevante e inadiável".

Ministro da Saúde divulgará resultado final de inscrições de brasileiros no Mais Médicos neta terça feira (6)


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulga nesta terça-feira (6) a lista de profissionais brasileiros que confirmaram a participação no Programa Mais Médicos e dos municípios que serão contemplados no primeiro mês de seleção. Será apresentado também o calendário com as próximas etapas do programa.

O evento será transmitido ao vivo pela TV NBR, Webradio Saúde e Blog da Saúde.

Divulgação do resultado final de inscrições de brasileiros no Programa Mais Médicos
Data: 06/08
Hora: 10h30
Local: Auditório Emílio Ribas, Edifício Sede – Ministério da Saúde

Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis





Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.

É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.

Escândalo! Presidente da Federação Nacional dos Médicos é funcionário fantasma de hospital público.


Há poucos dias, o Brasil inteiro tomou conhecimento do caso do médico paulista Cesar Camara, assistente de um dos urologistas mais caros do Brasil, que apareceu na "Folha de S. Paulo" decepcionado com o programa Mais Médico cujo alvo são médicos no início da carreira. Soube-se depois que Camara - que cobra 450 reais por consulta -, se inscreveu no programa para boicotá-lo. Agora os telejornais estão inundados de denúncias contra médicos que ganham do governo e sequer vão lá assinar o ponto, como revelou reportagem do SBT. O caso mais emblemático e não mencionado pela emissora é do médico potiguar Geraldo Ferreira, presidente da poderosa Federação Nacional dos Médicos. Ferreira é um combatente full time do Mais Médico. Todos os dias, chova ou faça sol, ele aparece na televisão, no rádio e nos jornais criticando o programa e acusando o governo em querer tapar o sol com a peneira. Pois bem. Esse doutor, representante nacional dos médicos, é funcionário do Hospital Onofre Lopes, da UFRN, onde recebe um salariozinho de R$ 6.700,00, para uma jornada de 20 horas semanais, devendo prestar só um turno por dia, de segunda a sexta, como anestesista (Portal da Transparência). Mas há um pequeno problema: Geraldo Ferreira não coloca os pés ali há anos. Como é mesmo? Geraldo ganha sem trabalhar? É o que parece. Uma fonte do hospital me contou que criaram uma espécie de escala, mas o médico nunca é chamado. Pergunta que não quer calar: Onde anda o bravo Ministério Público Federal?

FONTE: nominuto.com

domingo, 4 de agosto de 2013

Médicos formados no exterior fazem revalidação do diploma em BH


São mais de 1.000 candidatos participando do processo. Eles terão de responder 140 questões de múltipla escolha e cinco discursivas, de conhecimentos gerais sobre medicina.

FONTE: R7.COM

Mais Médicos: A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde.

 

A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

“Estamos muito satisfeitos com esses profissionais que demonstraram interesse de atuar nas regiões mais carentes do Brasil, mas sabemos que ainda temos uma grande demanda para atender. Com o Mais Médicos, confirmamos que faltam muitos profissionais no interior do país e nas periferias de grandes cidades. Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit de 13.647 vagas”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

BOA SORTE a todos que realizaram a prova ontem sábado (03) e hoje no domingo a partir das 14:00 na UFMG!


DESEJO A TODOS MUITA SORTE EM TODAS AS ETAPAS DA PROVA DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. 

“O que foi dito pelo CFM não tem consistência”, diz ministro sobre críticas ao Mais Médicos

Padilha alega que inscrições inválidas de profissionais brasileiros foram propositais.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu, nesta quinta-feira (1º), as críticas feitas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), acusando o programa Mais Médicos de beneficiar profissionais estrangeiros.

Padilha declarou que a crítica do conselho “não tem consistência” e que todos os médicos brasileiros que quiserem de fato trabalhar no interior vão ter prioridade. Em princípio, o prazo de inscrições na primeira rodada do programa Mais Médicos, na será reaberto.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Provas de revalidação de diploma estrangeiro de Medicina serão realizadas neste sábado e domingo na UFMG.


A UFMG recebe, neste fim de semana (sábado e domingo, 3 e 4 de agosto), 1.036 candidatos à revalidação do diploma médico estrangeiro, no campus Pampulha da Universidade. No dia 3, a prova terá início às 18h e duração de quatro horas. No domingo, dia 4, o início das provas será às 14h, com cinco horas de duração.

Esta etapa é composta de provas teóricas de conhecimentos gerais, nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Ao todo, serão 140 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas.

Histórico

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro (CPRDM), professor André Cabral, há décadas a UFMG conta com processo legítimo e respeitado de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão. Ele explica que há cuidado em propor "questões relevantes na prática médica e que todas elas sejam tecnicamente referenciadas, de modo que a prova atenda aos critérios de fidedignidade, validade e relevância social".

(Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG)