terça-feira, 30 de julho de 2013

Interessados hoje é o último dia para se inscrever no exame REVALIDA


Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e brasileiros que tenham obtido o diploma de médico no exterior, hoje é o último dia para fazer a inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. Este ano, o Revalida será realizado em 25 de agosto próximo, em dez capitais brasileiras, quatro a mais em relação ao ano passado — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília.
A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escolha e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes simulam situações reais de atendimento médico.

Para fazer a inscrição, o participante precisa preencher requisitos exigidos pelo Revalida. Além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

A inscrição deve ser feita on-line, na página do REVALIDA na internet , até as 23h59 do dia 30, pelo horário oficial de Brasília.

EDITAL do Inep nº 1, com as regras da Revalida de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, seção 3, páginas 67 e 68.

FONTE: INEP

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Esclarecimento sobre o BLOG.



O blog não tem interesse político muito menos defende qualquer partido (PT, PSDB, PMDB, PV, entre outros), não defendo nenhum. Não sou comunista muito menos da "direita nem esquerda" que alias acho que no Brasil nem existe isso de "direita ou esquerda" existe um monte de corruptos que se juntam para roubar o povo! 

Meu partido é independente e está ao lado de políticos que tentam ajudar de alguma maneira a saúde no país e que tenham propostas justas para uma classe de brasileiros que na sua grande maioria não tiveram oportunidades de cursar medicina no país e migraram para outros países. 

Defendo um REVALIDA justo para todos. Penso que todos que queiram exercer a medicina no país que realizem uma única prova. Luto por menos discriminação e preconceitos que a mídia e uma classe médica corporativista impõe a brasileiros que tem seus diplomas de médicos oriundos de outros países.  

domingo, 28 de julho de 2013

Médico que duvida de estrangeiros tem filhos “importados” de Cuba


O médico Paulo de Argollo Mendes está no poder Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) há 15 anos. Recentemente reeleito para mais um mandato como presidente do sindicato, o triênio 2013-2015.

Por Conceição Lemes, no Viomundo

Quem passa pelo Simers nem precisa perguntar qual a posição da entidade sobre a “importação” de médicos estrangeiros. O banner cobrindo praticamente toda a frente do edifício-sede sede, em Porto Alegre, fala por si só.
Com 15 mil associados — apenas estão fora da base Santa Maria, Rio Grande, Novo Hamburgo e Caxias –, seu presidente é o médico Paulo de Argollo Mendes. Há 15 anos no poder, ele foi reeleito para mais um mandato, o triênio 2013-2015.

"Acordo 'demagógico' e 'ideológico'", classificou Argollo em 7 de maio, dia seguinte à revelação do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, de que o governo brasileiro negociava um pacto para trazer 6 mil médicos cubanos.

sábado, 27 de julho de 2013

Estudantes de medicina do Brasil dizem que vão boicotar aplicação nacional do Revalida.


Em reunião com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, representantes de alunos de cursos de medicina de 11 estados e do Distrito Federal decidiram hoje (26) que vão pressionar as instituições de ensino em todo país.

Os estudantes anunciaram que vão boicotar o processo de aplicação do Revalida para os brasileiros.  “O Revalida não tem relação com os estudantes brasileiros. Uma eventual avaliação deve ser feita com outros mecanismos”, disse Geraldo Ferreira, apoiando o manifesto dos universitários.

Nos próximos dias 30 e 31, estudantes de medicina e profissionais do setor prometeram fazer manifestações, nas principais cidades do país, para protestar

O presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Faculdades Integradas do Planalto Central (Faciplac), Mateus Leal, informou que será feito um esforço conjunto para impedir que o programa vá adiante. “Vamos fazer uma marcha com estudantes de todo o país nos dias de paralisação. 

FONTE: PORTAL EBC

Presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Lewandowski confirma validade do Programa Mais Médicos



O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deu decisão provisória, no início desta noite (26), confirmando a validade da medida provisória que instituiu o programa Mais Médicos. O projeto do Executivo Federal foi questionado por meio de mandado de segurança da Associação Médica Brasileira na última quarta-feira (24).
Depois de citar números para destacar o mérito da iniciativa para suprir as deficiências na área de saúde, Lewandowski informou que o Judiciário não pode discutir o mérito de políticas públicas, “especialmente no tocante ao reexame dos critérios de sua oportunidade e conveniência”.

O ministro ressaltou que não compete ao STF analisar os requisitos de urgência para edição de medida provisória, exceto em casos específicos de desvio de finalidade ou de abuso de poder. De acordo com ele, essa avaliação compete ao Executivo e ao Legislativo. “Não me parece juridicamente possível discutir, com certeza e liquidez, critérios políticos de relevância e urgência, na via estreita do mandado de segurança”.
Lewandowski determinou a convocação de outras partes interessadas no processo e a prestação de informações pela Presidência da República. Em seguida, os autos serão encaminhados à Advocacia-Geral da União.

Lewandowski deu a liminar na condição de plantonista, pois o STF está de recesso até o início de agosto. O relator do caso é o ministro Marco Aurélio Mello.

FONTE: PORTAL EBC

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

 O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto.


Foto: PROGRAMA MAIS MÉDICOS:

* O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto.
* Números do primeiro mês de seleção dos Mais Médicos:
* Municípios que aderiram ao programa 3.511
* Médicos inscritos no programa 18.450
* Inscrições inválidas 8.307
* Inscrições de médicos residentes 1.270
* Entre os 18.450 profissionais inscritos, 1.920 se formaram no exterior, em 61 países distintos.

Todos os médicos brasileiros têm até a meia-noite de domingo para sanar eventuais inconsistências e concluir, por meio do portal www.saude.gov.br, a entrega de documentos. Eles também terão de indicar seis opções de cidades, entre as 3.511 participantes, onde desejam trabalhar.

Fonte: Portal da Saúde


 Números do primeiro mês de seleção dos Mais Médicos:


  •  Municípios que aderiram ao programa 3.511
  •  Médicos inscritos no programa 18.450
  •  Inscrições inválidas 8.307
  •  Inscrições de médicos residentes 1.270
  •  Entre os 18.450 profissionais inscritos, 1.920 se formaram no exterior, em 61 países distintos.


Todos os médicos brasileiros têm até a meia-noite de domingo para sanar eventuais inconsistências e concluir, por meio do portal www.saude.gov.br, a entrega de documentos. Eles também terão de indicar seis opções de cidades, entre as 3.511 participantes, onde desejam trabalhar.

Fonte: Portal da Saúde

Determinação judicial atesta que brasileiros com diplomas de países com índice menor que 1,8 médicos por mil habitantes poderão se inscrever no programa MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL.

Texto revalmed e revalid:

Foi deferida em SEGUNDA instancia no TRF1 (Brasília), A INSCRIÇÃO DOS PRIMEIROS MÉDICOS QUE FORAM BARRADOS ILEGALMENTE PELO SISTEMA. O Ilustríssimo Relator Juiz Federal CARLOS EDUARDO CASTRO MARTINS proferiu a decisão:


“para determinar que a autoridade impetrada não obste as matriculas das agravantes no processo seletivo a que se refere o Edital nº 39, de 08 de julho de 2013, desde que o único impedimento para tanto seja o não preenchimento do item 2.2, “c”, do aludido instrumento convocatório.”

Vale mencionar que no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br no período de inscrição no programa MAIS MÉDICOS foi VETADA a participação de centenas de médicos graduados no exterior, que NÃO conseguiram concluir as suas inscrições no sistema. Dentre as condições especificadas no Edital n.39 para que a inscrição pudesse ser efetivada no site do Ministério da Saúde estava: “o país de exercício profissional do médico deve apresentar relação estatística médico/habitante com índice igual ou superior a 1,8/1000 (um inteiro e oito décimos por mil), conforme Estatística Mundial de Saúde da Organização Mundial da Saúde, a ser verificado pelo Ministério da Saúde” Segundo a indigitada Portaria Interministerial, só poderiam participar do programa "Mais Médicos" médicos que tenham estudado em faculdades de medicina com grade curricular equivalente à brasileira, proficientes na língua portuguesa, que tenham recebido de seu país de origem a autorização para livre exercício da medicina e que sejam de nações onde a proporção de médicos para cada grupo de mil habitantes é de, pelo menos, 1,8 médicos para cada mil habitantes. Isso excluiu por exemplo, países como Bolívia, Paraguai e Peru. É claro que NÃO ESTAMOS TRATANDO NO CASO EM EPÍGRAFE DE CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS ESTRANGEIROS e MIGRAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, que poderia produzir impactos nos sistemas de saúde, especialmente em países em desenvolvimento onde a escassez de profissionais é mais importante e os recursos são escassos. Portanto não há de ser observado o Código de Prática de Recrutamento Internacional de Profissionais de Saúde. NÃO HÁ RECRUTAMENTO INTERNACIONAL NESTE CASO.
Confira a decisão abaixo:

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Revalidação de Diplomas de Graduação 2013 (UFMG)

25/02/2013


Revalidação de Diplomas de Graduação 2013


O processo de revalidação de diplomas de graduação da UFMG ocorre uma vez por ano, sempre iniciando com a publicação de Edital no site da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD. Para o ano de 2013 as inscrições já foram encerradas, em 18/04/2013. A previsão é de que novo Edital seja divulgado em fevereiro de 2014. Não são aceitos processos fora dos prazos estipulados pelo Edital.
Atenção:

Revalida 2013 já tem mais inscritos que em 2012; prazo termina dia 30


O Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação superior Estrangeira) tem 1.017 inscrições até esta terça-feira (23), informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições vão até a próxima terça-feira (30). Os candidatos ao exame devem pagar uma taxa de R$ 100 para participar da primeira fase. Cerca de 12% não pagam a taxa.

Governo admite rever proposta de tornar curso de medicina mais longo, Comissão propõe que dois anos no SUS virem residência, diz ministro.

O programa agora poderá sofrer ajustes, permitindo que o estágio obrigatório na rede pública conte como tempo de residência médica, em vez dos dois anos a mais na graduação.

 

O Governo Federal admitiu, nesta quarta-feira (24), que poderá rever a proposta que torna mais longo o curso de medicina. O programa “Mais Médicos”, lançado por meio de uma medida provisória, prevê que os estudantes devem prestar dois anos de serviços extras aos SUS.
Associações de médicos e faculdades criticaram a proposta. Nesta quarta-feira (24), os ministros da saúde, Alexandre Padilha, e da educação, Aloízio Mercadante, discutiram o assunto, durante uma reunião com o Conselho Nacional de Educação. O programa agora poderá sofrer ajustes, permitindo que o estágio obrigatório na rede pública conte como tempo de residência médica, em vez dos dois anos a mais na graduação.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ONU solta comunicado atestando a coerência do Programa Mais Médicos

 Programa Mais Médicos é coerente com recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde.


Segundo comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no Brasil, o Programa Mais Médicos, do governo federal, está em conformidade com as recomendações da organização em questões de saúde para a população. No texto, a informação de que a OPAS/OMS acompanha os debates e “vê com entusiasmo o recente pronunciamento do governo brasileiro sobre o Programa ‘Mais Médicos’”, lembrando que a média nacional de médico/habitantes é muito abaixo do ideal. O comunicado termina com a afirmação de que “em longo prazo, a prática dos graduandos em medicina, por dois anos no sistema público de saúde, deve garantir, juntamente com o crescimento do sistema e outras medidas, maior equidade no SUS”.

Leia abaixo o comunicado da ONU

terça-feira, 23 de julho de 2013

REVOLTANTE, Medico vê paciente morrendo e não levanta da cadeira.


Em hospital do Gama - DF, o médico se recusou a levantar da cadeira para atender um paciente com crise de hipertensão. Pacientes tiveram que empurrar o banco com a mulher para dentro do consultório.
O que revolta é saber que vários médicos realmente se sentem "semideuses", boa parte dos médicos não valorizam a VIDA do paciente, o médico senta na cadeira como se fosse um REI e os pacientes são seus súditos. São esses médicos que são contra a entrada de mais médicos no país e que jogam a culpa apenas na falta de infraestrutura e esquecem que faltam sim médicos e que alguns apenas trabalham 2 ou 3 horas no SUS desrespeitando pacientes e outros profissionais de saúde para depois voltarem para seus consultórios de LUXO  e esquecer da população carente. A medicina no Brasil tem que ser humanizada, que venham os médicos de fora do país e ensinem essa classe de médicos sem educação, prepotentes, "deuses", a respeitar as pessoas, a respeitar os pacientes e que saibam que uma profissão tão bonita e importante não serve para colocarem apenas dinheiro no bolso para montar uma clínica de luxo, que atrás do LUCRO existem pessoas que necessitam de médicos HUMANOS! 

REALMENTE MUITO REVOLTANTE!! 

FONTE: FACEBOOK 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

"ÉTICA, UNIÃO E TRANSPARÊNCIA", É O NOME DA CHAPA ÚNICA DO CREMEGO CONVIDANDO TODOS OS MÉDICOS A SEREM OBRIGADOS A VOTAREM NA MESMA.

O voto é obrigatório.


Os médicos goianos devem ir às urnas no dia 5 de agosto para eleger os novos conselheiros do Cremego, que estarão à frente do Conselho do quinquênio 2013/2018. Uma única chapa, formada por médicos da capital e do interior, foi inscrita. O voto é obrigatório e a votação se dará pela forma mista, com o registro do voto presencial em urnas eletrônicas, que funcionarão das 8 às 20 horas em postos de votação instalados em 11 cidades, e com o voto por correspondência.

NOTA DE EXIGÊNCIAS DO CFM PARA OS MÉDICOS FORMANDOS NO BRASIL SEREM SUBMETIDOS AO REVALIDA

ISSO MESMO VOCÊ NÃO LEU ERRADO NÃO É PIADA, "NOTA DE EXIGÊNCIAS".


CFM EXIGE QUE REVALIDA PARA BRASILEIROS TENHA AMOSTRA REPRESENTATIVA DO ENSINO MÉDICO DO PAÍS.



O Conselho Federal de Medicina (CFM) exige que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) aplicado aos estudantes brasileiros seja elaborado com base em critérios metodológicos que expressem as características do sistema formador de Medicina do país. Para a entidade, na hora de selecionar a amostra, o responsável pelo teste deve levar em consideração aspectos como tempo de funcionamento, localização geográfica, médias de avaliação já obtidas (Enade e Conceito Preliminar de Cursos – CPC) e sua personalidade jurídica (pública ou privada).

Conselho Federal de Medicina entra na Justiça contra o ‘Mais Médicos’ CFM pede que, até decisão definitiva, Conselhos Regionais não sejam obrigados a fazer registro provisório de estrangeiros.

Conselho chamou edição da Medida Provisória que cria o programa de ‘oportunista’


BRASÍLIA. O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com uma ação civil pública contra a União para suspender o programa "Mais Médicos". O Conselho questiona a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma e sem a comprovação do domínio da língua portuguesa. O CFM prometeu para os próximos dias novas ações judiciais atacando outros pontos do programa.
A ação foi proposta na sexta-feira na Justiça Federal. O CFM pede que, até uma decisão definitiva da Justiça, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) não sejam obrigados a fazer o registro provisório dos médicos formados no exterior inscritos no Mais Médicos. Para conseguir o registro, defende o CFM, é preciso comprovar a revalidação do diploma e apresentar certificado CELPE/BRAS, atestando que os estrangeiros têm domínio da língua portuguesa. Segundo o CFM, caso isso não seja feita, haverá riscos à saúde da população.